Marta Batista

pavê e prá comê

| 8 Comments

pavemor

cá está a sobremesa do jantar em casa da Sofia

o pavê brasileiro… pavê de café…

a receita veio do Brasil com a minha tia Fátima e é definitivamente a minha favorita (com leite condensado… é certo que vai para os tops 😀 )

bem.. como dizem os brasileiros é “pavê e prá comê” !

 

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

a mesma medida da lata de leite normal

1 pacote de natas (200ml) (convém ser das natas frescas da longa vida –  ficam mais consistentes) + açúcar em pó a gosto

1 colher de sopa de maizena

palitos la reinne suficientes para forrar o fundo do pirex escolhido

4 ovos

café ou descafeínado para embeber os palitos (podem adicionar umas gotas do licor preferido, porto ou wisky e quem não gostar do sabor do café pode substituir por leite com chocolate por exemplo)

fruta à escolha, côco, chocolate ralado, amendoíns ou amêndoas para decorar

PREPARAÇÃO

Dispor num pirex os palitos la reinne embebidos no café.

pave001

Dissolver a maizena num pouco de leite e adicionar ao restante num tacho. Juntar as gemas e o leite condensado e misturar.

 

 

pave003pave004pave002

Levar ao lume a engrossar mexendo sempre para não pegar ao fundo. Colocar este creme por cima dos palitos. Deixar arrefecer.

Bater as claras em castelo numa taça. Noutra taça bater as natas com açúcar em pó a gosto. Envolver as duas misturas e colocar sobre o creme.

pave005

Levar ao frigorífico.

No momento de servir, decorar a gosto. Como dividi em duas doses decorei de 3 formas.

pave00var

A receita original (que levei para o jantar) é com pêssego em calda e côco ralado (também fica bem com ananás e, para quem gostar, kiwi, claro que quem quiser uma decoração mais colorida pode fazer uma fila de cada fruta)

Para o pirex que ficou em casa decorei metade com os morangos da época e côco ralado e a outra metade ficou com amendoím torrado.

pave00

Blog Widget by LinkWithin