Marta Batista

Bolo arco-íris

| 9 Comments

Este foi o bolo que ela escolheu para o 4º aniversário,em Junho. “Quero um bolo arco-íris, mãe! É fácil, misturas as cores e pronto!”. Tal como no ano anterior, viu no youtube e adorou a ideia, claro!

Teria de ser uma massa branca para não alterar as cores, logo a escolha foi a adaptação de uma receita de bolo de claras que tinha visto há algum tempo no Cinco Quartos de Laranja.

Fiz 3 vezes a receita. Cada receita dá para 3 camadas (de cerca de 1,5 cm de altura), portanto 2 não dariam para as 7 cores do arco-íris. Podia ter feito só com 6 mas achei que se era para ser arco-íris era para ser a sério 🙂 (O que acabou por correr bem porque afinal tive de repetir duas cores, ahah ).

Se correrem bem as 7 cores na primeira tentativa, tanto melhor! Podem sempre juntar um pouco de chocolate, canela, côco, à massa que sobrou e fazer uns cupcakes por exemplo.

Podia ter duplicado a receita e fazer tudo de uma vez mas como iria uma camada de cada vez ao forno pensei que iria ser demasiado tempo de espera das outras massas. Se calhar até não, mas decidi não arriscar.

E sim, fica um bolo grande 🙂

Utilizei corantes em gel amarelo, vermelho e azul. Já tinha lido em vários blogs e realmente para bolos não aconselho os corantes líquidos, experimentei noutro bolo que fiz antes e as cores não ficaram tão vivas.

Convém ter pelo menos duas formas redondas de 24cm. Se tiverem 3 tanto melhor, dá para rentabiizar da melhor maneira o tempo. Não por cozer duas ao mesmo tempo, optei por não o fazer porque iam estar em alturas diferentes do forno. O que fiz foi colocar a massa em duas formas, e assim que uma saía eu colocava a outra de seguida enquanto a primeira já estava a arrefecer. A meio da cozedura da 2ª desenformava a 1ª para uma folha de alumínio sobre uma grade de pastelaria colocando um novo papel vegetal na forma para preencher com mais uma dose de massa. Revelou-se um bom método para mim e não perdi muito tempo.

Vamos então à receita:

Pré aquecer o forno a 180º. Untar e forrar com papel vegetal formas redondas de 24cm.

Ingredientes:

100 g de manteiga sem sal
300 g de açúcar
350 g de farinha de trigo com fermento
2 dl de leite
raspa de 1 laranja
5 ou 6 claras de ovo
uma pitada de sal

  1. Bater a manteiga com metade do açúcar.
  2. Adicionar a farinha intercalada com o leite.
  3. Acrescentar a raspa de laranja.
  4. Bater as claras em castelo com a pitada de sal até formar picos suaves. Acrescentar a outra metade do açúcar e bater até ficar firme.
  5. Adicionar delicadamente as claras ao preparado anterior.

Agora a parte divertida:) Adicionar o corante a cada uma das taças.

É importante começar por uma quantidade pequena e misturar bem com a cada adição. Para retirar o corante aconselho a ponta de uma faca, ou uma colher de café.

Cozi primeiro as camadas de amarelo, laranja e vermelho mas podem seguir a ordem que preferirem.

Para o laranja ter o cuidado de adicionar mais amarelo do que vermelho.

Para o verde, mais amarelo do que azul.

Para o anil, mais azul que vermelho.

Para o violeta, ligeiramente mais vermelho do que azul.

Colocar na forma uma das massas e levar ao forno cerca de 10-15min (convém verificar sempre com o palito)

Deixar arrefecer uns minutos e desenformar para uma rede de pastelaria com uma folha de papel de alumínio. Quando totalmente arrefecido embrulhar e reservar no frigorífico. Depois é só repetir estes procedimentos mais 6 vezes.

Fiz os bolos no dia anterior à festa, de maneira que ficaram no frigorífico toda a noite e só de manhã fiz o recheio e montei as camadas.

O recheio e cobertura era outra preocupação, aliás acho que a minha maior com este bolo. Pensei fazer o buttercream, rechear com compota, ganache de chocolate… e eis que me deparo no supermercado o chantifix da Vahiné. Desta maneira acabei por fazer um recheio e cobertura simples, de chantilly que ficou firme e não desiludiu.

Utilizei ao todo 3 pacotes de natas + 3 saquetas de chantifix para o recheio e cobertura.

Primeiro recheei e cobri todo o bolo com uma camada fina de chantilly e, para me certificar que o bolo não tombava, uni as camadas com 3 palitos de espetada. Depois sim cobri todo o bolo com uma camada mais espessa e decorei com confetis e rolinhos arco-íris também da Vahiné, smarties e gomas framboesa/amora.

Felizmente tenho uma boleira com o tamanho exacto com que o bolo ficou e cujo prato acabou por ser o de apresentação, tal era o receio que descambasse 😀

Ela adorou o resultado final 😀 e isso é que importa 😀

Blog Widget by LinkWithin